1 de julho de 2012

Feijão preto made in China

Quem diria, o bom e velho feijão preto, tão tradicional na culinária brasileira, hoje vem de terras bem distantes. Segundo reportagem publicada no GazelaOnline, até abril deste ano 44% das 78,2 mil toneladas de feijão-preto importadas pelo Brasil foram provenientes da China.



Tendo detectado a oportunidade de abastecimento nos principais países consumidores (além do Brasil, México e EUA), os produtores chineses trataram de investir no setor, desenvolvendo as principais variedades comercializadas com bom grau de produtividade e baixo custo.  Em 2008, a China se tornou o principal exportador mundial de feijão, com vendas externas de 960 mil toneladas, confirmando sua posição no ano seguinte com 1,046 milhão de toneladas, segundo dados da FAO.


Foi também em 2008 que a China entrou para valer no nosso mercado, aproveitando-se da quebra na safra nacional e na produção da Argentina, até então nossa principal fornecedora.


Leia a matéria na íntegra em:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/06/noticias/minuto_a_minuto/nacional/1268860-brasil-importa-ate-feijao-preto-da-china.html#.T_B9s9rZMGo.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário